Região da Pedra Azui, Montanhas Capixabas

Turismo e Dicas

Sugestões do que fazer hospedado no Vista Azul

Parque Estadual da Pedra Azul

Conheça 

Parque da Pedra Azul
Parque Estadual da Pedra Azul, localizado no estado do Espírito Santo, é uma unidade de conservação estadual, criada em 1991 com o objetivo de preservar a fauna, a flora, as nascentes de água e os monumentos naturais da região. O parque possui uma área de 1.240 hectares e é conhecido por sua paisagem marcante, com destaque para a Pedra Azul, uma formação rochosa com mais de 1.800 metros de altitude. Além da conservação da natureza, o parque também é utilizado para a realização de atividades recreativas e educativas.
Pedra Azul fica a 90 quilômetros de Vitória, às margens da rodovia BR-262. Saindo da capital capixaba, a viagem dura aproximadamente duas horas.

Cidades para visitar na região

Conheça algumas cidades especiais a 50Km do hotel

Pistas de voo livre, picos que atingem as nuvens, cadeia de montanhas, mirantes, produtos da cultura local, festas de cultura alemã, pomerana e italiana, cada cidade tem um ou vários encantos que vale conhecer. Segue aqui um mapa como sugestão.

Cidades turísticas a 50 Km do hotel
Cidades

Afonso Cláudio. A Cidade das Cachoeiras
A Cidade de Afonso Claudio fica a 56 minutos carro ou 51 km do Vista Azul Hotel. Está localizado na região serrana, rodeada de uma paisagem magnifica. É a maior cidade da região serrana do Estado do Espírito Santo.
A cidade fica numa altitude 400 a 1295 metros. O turismo em Afonso Claudio é feito basicamente pelo agroturismo com sua riqueza histórica e cultural, variedades de opções e uma ótima culinária. A natureza, a altitude. suas cachoeiras, montanhas , paisagens, pássaros, são pontos que o turista vai poder explorar!

Cidade de Brejetuba
Capital Nacional do Café. Foto: Florada do Café, Prefeitura de Brejetuba.
A Cidade de Brejetuba fica a 1 hora de carro ou 57 km do Vista Azul Hotel. Está localizado na região serrana, rodeada pela Mata Atlântica a cidade possui diversas cachoeiras, uma fauna e flora ricas em espécie. Topografia monhtanhosa, com relevo oscilando entre 600 e 1000 metros de altitude. Com um enorme potencial para prática de esportes de aventura como rapel, parapente, asa delta e outros o município tem atraído pessoas de varias partes do estado e do Brasil em busca de aventura.
No município um total de 1.280 propriedades trabalham com o cultivo do café arábica, com uma área plantada de 16.000 hectares o café representa 90% da renda do município, a Cidade de Brejetuba produz um dos melhores cafés do Brasil.
Toda essa experiencia é compartilhada com seus visitantes: Brejetuba é o único lugar do estado do ES, onde o visitante pode aprender sobre o plantio, o cultivo, a colheita do café, além de poder provar a bebida, que é a segunda mais consumida no mundo, in loco, direto na propriedade.
A Festa do Maior Café do Mundo é uma festa tradicional da região e recebe visitantes do Brasil e do Espírito Santo, oferecendo aos seus visitantes mais de 8.000L de cafézinho super fresquinho! Tirado na hora!
Destacam-se ainda na cidade a Pedra Submarino, a Rampa da Pedra da Torre, a Cachoeira da Rampa e a Cachoeira do Bernardo.

Cidade de Castelo
Castelo é o 3º município mais populoso do sul do Espírito Santo. Sua população descende predominantemente de italianos das províncias do nordeste da Itália. Partindo do Vista Azul Hotel, você chega em castelo dentro de 1h16 hora de carro ou 44,5 km.
A cidade já foi sede de importantes campeonatos de voo livre, tanto em nível nacional quanto em mundial.
Com suas cachoeiras e vales, seus patrimônios históricos e belezas naturais, além de uma rica cultura, Castelo é um permanente atrativo para os visitantes de todas as partes do mundo.

Cidade de Conceição de Castelo

Cidade de Domingos Martins

Distrito de Paraju | Domingos Martins
Um passeio gostoso e cheio de variedades!
Paraju é distrito de Domingos Martins e fica a 47 minutos carro ou 48,9 km do Vista Azul Hotel.
Você pode visitar o Circuito Turístico de Paraju que consiste de várias propriedades, lojas, restaurantes e lanchonetes que participam, recebendo com carinho os visitantes.
No circuito voce conhece fazendas e sítios, a loja de Artesanato Stein, com a famosa confecção de tapetes de retalhos, os chocolates e bombons artesanais da Delícias da Vovó, os biscoitos e rosquinhas de fabricação própria da Léia, o alambique produtor da Cachaça Chapelão, onde você pode conhecer o processo de feitura das bebidas, a Cachaça Granfina, o Apiário Flor de Mel.
A cidade promove eventos importantes como eventos de gastronomia e cultura tradicional, negócios e agroturismo.

Cidade de Marechal Floriano

Cidade de Vargem Alta
Conheça o Circuito da Uva e do Café
Casarões centenários e preservados dão um ar todo especial para a cidade de Vargem Alta. Pertencem ao Roteiro Histórico e religioso da cidade. Fica a 1 hora de carro ou 49,0 km do Vista Azul Hotel.
Devido ao relevo, a cidade tem de quedas d’água que formam inúmeras cachoeiras e corredeiras, fazendo com que a cidade se destaque no ecoturismo, além de descanso, contemplação e tranquilidade. Colonizada por italianos que vieram para esta região no inicio do seculo XIX.

Cidade de Venda Nova do Imigrante
Capital Nacional do Agroturismo.
Considerada a Capital Nacional do Agroturismo. Percebendo o aumento de visitantes que buscavam a proximidade do campo e viver a vida lá, nem que seja por um tempinho, as famílias produtoras da região, resolveram abrir suas propriedades para que os turistas pudessem ver de perto o estilo de vida rural.

Venda Nova do Imigrante
A 22 minutos carro ou 16 km do Vista Azul Hotel.
Mais de 300 famílias que oferecem mais de 70 propriedades para essa atividade e que gera emprego para mais de 1500 pessoas.
Da produção de Socol, de vinhos, de deliciosos e variados doces e artesanatos, cada parada é um convite irresistível para quem busca um momento para viver a vida no campo.
Para adquirir os produtos, além das visitas às propriedades, você pode ir à Feira da Agricultura Familiar, que acontece toda sexta feira e à Lojinha de Agroturismo e Artesanato, onde fica um Centro de Informaçoes Turisticas No Café da Roça Altoé da Montanha, você pode experimentar sua iguaria conhceida nacionalmente: a pizza de polenta.
Além dessa variedade de produtos, os atrativos naturais e culturais completam essa visita cheia boas coisas para se fazer. A festa da Polenta, cujo ponto alto é o Tombo da Polenta recebe, todos os anos, mais de 40.000 visitantes. Pode ser considerada a maior festa
Eventos de gastronomia e cultura tradicional, negócios e agroturismo.

Dicas para curtir

Sugestões para você aproveitar sua estadia

Parque da Pedra Azul
1) O Parque Estadual da Pedra Azul

2) Piscinas Naturais

3) Cavalgada Ecológica no Fjordland - passeio imperdível, especialmente para as crianças – é a cavalgada ecológica do Fjordland. São duas trilhas – uma curta e outra longa – que você faz em cavalos da raça Fjord (aqueles pequeninos). Na trilha longa, que só sai mediante agendamento e número mínimo de pessoas, você vai até o chamado Mirante do Lagarto, bem pertinho da Pedra Azul.)

4) Cafeteria Heimen - Fica no km 2,2 da Rota do Lagarto.

5) Passeios de quadriciclo - para quem gosta de aventura, dá para fazer passeios de quadriciclo por trilhas localizadas numa fazenda adjacente à área do Parque. É uma bela oportunidade para ver ângulos exclusivos da Pedra. O passeio é oferecido pelo Ecoparque Pedra Azul Aventura, que tem também rapel, paintball e área pra camping. Fica no km 3 da Rota do Lagarto.

6) Passeios de bicicleta - já no finalzinho da Rota do Lagarto, no km 7, a Pedra Azul Ecotur aluga bicicletas convencionais e elétricas para quem quer curtir a paisagem sobre 2 rodas. Você pode pedalar pela própria Rota do Lagarto – tendo o máximo de cuidado e atenção na estrada, que é estreita e não tem ciclovia – ou seguir tranquilo pela ciclovia do chamado Caminho das Flores, um trecho de 9km da Rodovia ES 164, que começa no exato ponto onde acaba a Rota.

7) Arvorismo e Tirolesa - ainda no quesito “aventura”, a região tem 2 espaços para a prática do arvorismo e tirolesa. No primeiro deles – o Selva Sassiri – eu já fui e contei aqui. No segundo – o Pedra Azul Adventure Park

8) Cervejaria Altezz - a primeira cervejaria artesanal de Pedra Azul. Além de conhecer o processo artesanal de fabricação da cerveja, você pode fazer uma degustação apreciando a vista da Pedra Azul.

9) Orquidário Caliman - A rigor, você não precisaria ir até o Orquidário Caliman para ver ou comprar orquídeas. Há vários orquidários de fácil acesso à beira da BR 262 no município de Marechal Floriano e, na própria Rota do Lagarto, tem sempre uma banquinha do Orquidário Chalé Verde, de Aracê, com orquídeas à venda.

10) Visita às propriedades do agroturismo - Pedra Azul e Venda Nova são famosas pelo seu agroturismo. São várias propriedades rurais que se abrem para receber turistas interessados em conhecer o local ou adquirir os produtos. Cada um adelas, portanto, vale por uma atração. Mas é bom saber que, na maioria, a visita se limita a isso: conhecer a “lojinha” e comprar os produtos expostos.

11) Zoo Park da Montanha - É o primeiro e único zoológico do Espírito Santo. Ele fica a 42 km de Pedra Azul, no município de Marechal Floriano, com acesso pela BR 262 (há placa sinalizando a entrada). São quase 700 animais de 170 espécies, com destaque para as aves do viveiro de imersão e os grandes felinos: tigre, onça e leão. Crianças até 2 anos não pagam.

12) Domingos Martins - Apesar de ser um distrito de Domingos Martins, Pedra Azul fica distante 55 km da sede do município. É por isso que, apesar de viável conjugá-las num mesmo bate-volta a partir de Vitória, como eu sugeri aqui, o melhor mesmo para aproveitá-las a fundo é tratá-las como regiões turísticas autônomas, dedicando 1 dia para cada uma.
Mas nada impede que, estando em Pedra Azul, você faça da sede de Domingos Martins um bate-volta para conhecer o legado da imigração alemã no Espírito Santo.
Chegue cedo e circule a pé pelo centro histórico. Repare nos casarios de arquitetura alemã e nas placas que apresentam estabelecimentos em português e alemão. Se ficar interessado na história dos imigrantes, vá até a Casa da Cultura, onde funciona o Museu Histórico de Domingos Martins.
A Praça Arthur Gerhardt – a mais fotogênica da cidade – é o lugar ideal para você descansar. Nela está a famosa Igreja Luterana, a primeira igreja evangélica do Brasil construída com uma torre.
Para almoçar aposte nos restaurantes da simpática Rua do Lazer.

RESERVA DIRETA PELO MELHOR PREÇO

+ 55 (27) 99935-3155

FALE CONOSCO SEMPRE QUE PRECISAR

Fique em contato

SIGA-NOS NO INSTAGRAM OU USE NOSSOS CANAIS